domingo, 28 de setembro de 2014

A LENDA DE ESAÚ e JACÓ, IRMÃOS GÊMEOS, QUE SE TORNARAM FALSOS E INTERESSEIROS -- COMO O AVÔ, ABRAÃO.


Vamos em frente nesta onda "histórica";  verídica, segundo os autores de Gênesis -- a primeira parte do futuro livro, por demais mofado, que se tornaria um best-seller.
Na postagem anterior, transcrevemos -- com algumas observações nossas, como sempre o fazemos, malgrado as ofensas que vimos recebendo de alguns mais fanáticos, obtusos e portanto, "cegos" leitores -- então dizíamos que transcrevemos a lenda mais do que estúpida de um pai que fora obrigado pelo mágico Iavé a sacrificar o seu filho mais amado: Isaac.
Pois então, esta nova postagem diz respeito aos dois rebentos do tal Isaac.  Gêmeos:  Saúl e Jacó.
A narrativa do tal livro, nesta parte, torna-se mais confusa do que nunca.  Nos parece crer, como expõe a História da Civilização,  que os mais de 40 futuros sacerdotes-narradores deste deslumbrante e cômico texto de ´Gênesis`  ouviram, ao longo do cativeiro na Babilônia, de seus conterrâneos hebreus essas maravilhas que iremos transcrever. Os tais sacerdotes-narradores hebreus, por sua vez,  ouviram, anteriormente, de alguns outros antepassados- conterrâneos hebreus, os quais por sua vez ouviram de outros antepassados-conterrâneos hebreus, e esses por sua vez ouviram de outros antepassados-conterrâneos hebreus ... e assim seguiu-se numa rosca sem fim.
Isso tudo resultou em uma salada narrativa aonde há de se ter um verdadeiro malabarismo mental, muita paciência, e muito saco, para destrinchar a maldita colcha de retalhos que se formou.
Não podemos esquecer as várias traduções que acabaram mutilando o que ficou pseudo registrado.  Some-se à todo esse fedor textual as mutilações que a Igreja Católica Apostólica Romana, em sua necessidade de se impor como salva guarda dos pseudos textos -- e de seus interesses monetários -- cometeu ditatorialmente. 
Agora, chega com esta cansativa introdução!!!
VAMOS LOGO À TRANSCRIÇÃO DO "ENCANTADOR"  TEXTO BÍBLICO.
Entretanto, como sempre o fazemos, teceremos alguns pequeninos comentários. Combinados?
Por exemplo, essa ELUCIDATIVA lenda começa no versículo 19 do capítulo 25; capítulo esse demasiadamente visto na lenda anterior.  Por favor, vejam-na.  Ela é saborosissíma. 
Versículo 19 -- História de Isaac, filho de Abraão.  Abraão gerou Isaac.
Versículo 20 -- Isaac tinha 40 anos (atentem para os números cabalísticos, sempre presentes nas lendas bíblicas) quando se casou com Rebeca, filha de Batuel, o arameu de Padã-Aram, e irmã de Labão, o arameu.
Versículo 21 -- Isaac implorou a Iavé por sua mulher Rebeca, porque ela estéril: Iavé o escutou e sua mulher ficou grávida.
Versículo 22 -- As crianças, porém, lutavam dentro dela. 




Então ela disse:  "Se é assim, para que viver?"  Então foi consultar Iavé.
Versículo 23 -- E Iavé lhe disse:  "Em seu ventre há duas nações, dois povos se separam em suas entranhas.  Um povo vencerá o outro, e o mais velho servirá o mais novo".

Versículo 24 -- Quando chegou o dia do parto, Rebeca teve gêmeos.
Versículo 25 -- O primeiro saiu: era ruivo e peludo como um manto de pelos, e lhe deram o nome de Esaú
Versículo 26 -- Em seguida, saiu seu irmão, com a mão segurando o calcanhar de Esaú, e lhe deram o nome de Jacó.  Isaac tinha 60 anos quando eles nasceram.
Versículo 27 -- Os meninos cresceram.  Esaú se tornou hábil caçador, homem rude, enquanto Jacó era homem tranquilo, morando sob tendas.
Versículo 28 -- ISAAC apreciava a caça e preferia Esaú

enquanto REBECA preferia Jacó (Os grifos são nossos, para que não percamos o fio da meada, pois que daqui em diante a "coisa" vira um balaio de gato, como se diz.)
Versículo 29 -- Certa vez, Jacó estava preparando um cozido, quando Esaú voltou do campo, esgotado.
Versículo 30 -- "Deixe-me comer dessa coisa vermelha, porque estou esgotado".  É por isso que ele recebeu o nome de Edom.

(Olhem o detalhe em que o sacerdote que elaborou esta lenda se prendeu: O NOME DO COZIDO, QUE SEGUNDO ESAÚ ERA "UMA COISA VERMELHA", RECEBEU O NOME DE EDOM.  Registrem em suas mentes ou em papel esse nome de eguaria pois teremos  outras "pérolas" mais adiante).
Versículo 31 -- Jacó respondeu:  "Venda-me primeiro o de direito de primogenitura".
Versículo 32 -- Esaú disse: Estou quase morrendo... Que me importa do direito de primogenitura?"
Versículo 33 -- Jacó retomou:  "Primeiro, o juramento".  Esaú jurou e vendeu seu direito de primogenitura a Jacó.
Versículo 34 -- Então Jacó lhe deu pão e o cozido de lentilhas.  Esaú comeu e bebeu, levantou-se e partiu.  E assim Esaú desprezou o direito de primogenitura.

(Assim, com este diálogo "enriquecedor" sobre direito e venda de primogenitura encerra-se oCapítulo 25
O cômico nestes versículos idiotas é que o tal do ESAÚ vendeu o que lhe era de direito por ter nascido antes do tal de JACÓ, esperando devorar o também tal de Edom
e acabou recebendo um mísero pão e um prato de cozido de lentilhas.  "LINDO", não?  
Antes de dar sequência a esta "obra prima de literatura" ,
queremos pedir mil perdões aos nossos estimados leitores por tanta besteira, por tanta encheção de saco, desta mais do que idiota lenda.
Entretanto, em sua sequência, iremos ver as peripécias que o mágico Iavé fez, ou inspirou aos atores desta lenda, sempre visando a multiplicação de seus "servos", não importa de que maneira: bisonha ou ordinária.  VAMOS EM FRENTE!!!)
CAPÍTULO 26 
Versículo 1 -- Houve fome no país, alem daquela que tinha havido no de tempo de Abraão, e Isaac foi para Gerara, onde Abimelec era rei dos filisteus.
Versículo 2 -- Iavé apareceu a Isaac e disse: "Não desça para o Egito; fique na terra que eu lhe disser".
Versículo 3 -- "Fique morando aqui neste país, e eu estarei com você e o abençoarei, pois eu darei todas estas terras para você e a seus descendentes, cumprindo o juramento que fiz a seu pai, Abraão",
Versículo 4 -- "Tornarei a descendência de você numerosa como as estrelas do céu, e darei a seus descendentes todas estas terras.  Por meio da sua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra",
Versículo 5 -- "porque Abraão me obedeceu, observou meus preceitos e mandamentos, meus estatutos e leis".
Versículo 6 -- Então Isaac ficou em Gerara.
(Maravilhoso o diálogo do mágico Iavé com o filho de Abraão, Isaac -- aquele tal que fora obrigado a carregar o fardo de lenha nas costas até o topo da montanha aonde iria ser sacrificado, ou seja: degolado e posto a queimar em holocausto ao senhor mágico Iavé, tão somente para testar se o pai Abraão era obediente ao dito cujo.  Lembram-se, leitores? É o que consta da postagem anterior.
Agora, retorna o senhor mágico Iavé e oferece ao Isaac as mesmíssimas coisas que oferecera ao seu pai, submisso e, acima de tudo interesseiro.
Das duas uma, em conclusão a esta observação:  ou o mágico Iavé sofria do mal de Alzheimerou estava se divertindo com seus
ESCOLHIDOS.
Ou não; talvez ele possuísse , muito provavelmente,
uma fixação no manto de estrelas que jamais conseguira
entender sua existência, ou no manto das praias
também uma incógnita para ele.  
Nesta última hipótese, um dos infinitos de milhares
dos descendentes de Abraão, ou de Isaac, um tal criador 
da psicanálise chamado Freud pudesse explicar.
Mas vamos, sem desconsiderar as ponderações acima, aos
relatos contidos no livro que se tornaria um best-seller.
Versículo 7 -- Os homens do lugar perguntaram a Isaac
sobre Rebeca.  Isaac respondeu:  "É minha irmã". 
Ele ficou com medo dizer que era sua mulher, pois 
pensava: "Os homens deste lugar me matarão
por causa de Rebeca, pois ela é muito bonita".
Versículo 8 -- Isaac se encontrava aí já fazia muito tempo,
quando Aquimelec, rei dos filisteus, olhou pela janela e 
viu Isaac acariciando  a esposa Rebeca.
Versículo 9 -- Abimelec chamou Isaac e disse: 
"É claro que ela é sua mulher!  Por que você disse
que é sua irmã?" 
Isaac respondeu: "Porque pensei  que iam me matar por 
causa dela".
Versículo 10 -- Abimelec continuou: "Por que você fez
isso? Por pouco alguém do povo dormiria com sua mulher,
você nos tornaria todos culpados!"
Versículo 11 -- Então Abimelec deu esta ordem a todo o
povo: "Quem tocar neste homem ou em sua mulher,
morrerá".
(Os leitores devem se lembrar da mesma covardia que teve
o seu pai Abraão quando esteve no Egito com a sua bela
Sarah (vejam postagem anterior) e se comportou
 exatamente ao seu filho Isaac.  Ele, Abraão, havia dito que
Sarah era sua irmã, o que provocou, ao ser descoberta
a sua artimanha, um violento ódio do Faraó.
Agora, a sem-vergonhice persiste: para salvar a pele,
a mentira é repetida. E tudo isso, por inspiração,
por obra e graça do grão senhor mágico Iavé.  A putaria
se repete, como uma rosca sem fim; tudo para preservar
a maldita espécie -- outra ideia fixa do mágico Iavé. 
VAMOS EM FRENTE!!!
CAPÍTULO 27.
Versículo 1 -- Isaac ficou velho, e seus olhos se 
enfraqueceram, a ponto de de não enxergar mais nada. 
Então chamou Esaú, seu filho mais velho: " Meu filho!"  
Esaú respondeu: "Estou aqui".
Versículo 2 -- Isaac lhe disse: "Veja! Estou velho
e não sei quando vou morrer.
Versículo 3 -- Agora, pegue suas armas, seu arco, 
suas flechas, vá ao campo e traga-me alguma caça. 
Versículo 4 -- Prepare-me um bom prato, 
do jeito que eu gosto, e traga-me para que coma,
e antes de morrer eu abençoe você."
Versículo 5 -- Rebeca ouviu tudo o que  Isaac falava com
seu filho Esaú.  E Esaú saiu para o campo a fim de caçar
alguma coisa para seu pai. 

Versículo 6 -- Rebeca disse a seu filho Jacó:
"Ouvi seu pai dizer a seu irmão Esaú:
Versículo 7 -- `Traga-me alguma caça e faça-me um bom
prato para eu comer e abençoar você diante de  Iavé, 
antes  de morrer`
Versículo 8 -- Agora, escute-me e faça o que eu mandar. 
Versículo 9 -- Vá ao rebanho e me traga dois cabritos 
gordos. Vou preparar para para seu pai um prato do
jeito que ele gosta. 
Versículo 10 -- Depois você levará o prato a seu pai,
para ele comer e abençoar você antes de morrer"
Versículo 11 -- Jacó disse à sua mãe Rebeca: 
"Mas meu irmão ESAÚ é peludo e minha pele é lisa! 
Versículo 12 -- "Se meu pai me tocar, ele vai perceber
que eu quis enganá-lo e, em vez de bênção, 
atrairei maldição sobre mim"
Versículo 13 -- Mas sua mãe lhe respondeu:
"Meu filho, que a maldição dele caia sobre mim.
Obedeça-me, vá e traga os cabritos".
Versículo 14 -- Jacó foi buscar os cabritos e os levou
para a sua mãe.  Ela preparou um bom prato,
do jeito que o pai gostava
Versículo 15 -- Rebeca pegou as melhores roupas
que ESAÚ, o filho mais velho, tinha em casa,
e com elas vestiu Jacó, seu filho mais novo. 
Versículo 16 -- Então cobriu-lhe os braços
e a parte lisa do pescoço com a pele dos cabritos.
Versículo 17 -- Depois colocou nas mãos de seu filho
Jacó o pão e o prato que ela havia preparado.

Versículo 18 -- Então Jacó foi até seu pai e disse: "Pai!" 
Isaac respondeu:  "Aqui estou.  Quem é você, meu filho?"
Versículo 19 -- Jacó respondeu ao pai: "Sou ESAÚ
seu primogênito.  Fiz o que o senhor me mandou. 
Levante-se, sente-se e coma da minha caça.  
Depois o senhor me abençoará."
Versículo 20 -- Isaac disse a Jacó: "Como você encontrou
a caça depressa, meu filho?"
Jacó respondeu: "É que Iavé, o seu Deus,
a colocou ao meu alcance".
Versículo 21 -- Isaac disse a Jacó
"Aproxime-se, meu filho, para que eu o apalpe
e veja se você é ou não o meu filho ESAÚ." 
Versículo 22 -- Jacó aproximou-se de seu pai Isaac, 
que o apalpou e disse: "A voz é de Jacó mas os braços 
são de ESAÚ".
Versículo 23 -- Isaac não reconheceu Jacó
os braços dele estavam peludos como
os de seu irmão ESAÚ. 

 Então ele o abençoou. 
Versículo 24 -- E voltou a perguntar:
"Você é o meu filho ESAÚ?" 
Jacó respondeu: "Sou."
Versículo 25 -- Isaac continuou: "Sirva a caça, meu filho, 
para que eu coma e depois lhe abençoe".
Jacó o serviu e Isaac comeu; apresentou-lhe vinho,
e ele bebeu.
Versículo 26 -- Então seu pai Isaac lhe disse: 
"Meu filho, aproxime-se e me beije"
Versículo 27 -- Jacó se aproximou e beijou o pai,
que lhe aspirou o perfume das roupas. E o abençoou,
dizendo: " Sim, o perfume do meu filho é como o perfume
fértil que Iavé abençoou.
Versículo 28 -- Que Deus dê a você o orvalho do céu
e a fertilidade da terra, trigo e vinho em abundância.
Versículo 29 -- Que os povos o sirvam
 e as nações se prostrem diante de você.  
Maldito seja quem amaldiçoar você; 
e bendito seja quem o abençoar."

É nosso dever pedir mil desculpas aos 
estimados Leitores pelo cansaço, pelo desgaste
de seus preciosos tempos, em ler os mínimos detalhes
do que os sacerdotes registraram em suas mentes
envelhecidas essa estória IDIOTA
e sem se envergonharem a  passaram para frente
aos seus descendentes, e estes aos seus descendentes,
 e estes -- também -- aos seus descendentes e esses...
 BASTA!!!
Se vocês tiveram a paciência de ler o que nós publicamos,
 exatamente, o que consta do malfadado Capítulo 27 
(UMA PARTE!!!, pois tem mais "pé no saco") 
hão  de convir que as ações e seus autores são de uma 
safadeza capaz de causar inveja ao pior dos bandidos
de hoje, senão vejamos:
Primeira sacanagem:  O Jacó foi um tremendo
de um ordinário. Primeiro trocou a primogenitura
do irmão que se encontrava faminto 
por uma mísero pedaço de pão
e um prato de cozido de ervilhas.
Segunda sacanagem: A ordinária da mãe, Rebeca --
que escapou de ser seviciada pelos filisteus 
em Gerara -- (Vejam acima) -- graças à mentira do marido 
Isaac o qual repetiu ipsis literis o que fizera 
seu pai Abraão com a Sara no Egito, 
ela a tal de Rebeca, aproveitando da velhice cega de
seu marido Isaac, o sacaneou colocando o seu caçulinha
Jacó, seu preferido, (Freud viria explicar essa conduta vil,
séculos e séculos, após)  no lugar do primogênito ESAÚ.
A ordinária Rebeca, mãe de ambos, 
fez toda essa putaria às barbas do senhor mágico Iavé.
Esse, por sua vez, pouco estava se importando 
com o que estava ocorrendo. Sequer enviou os seus 
capachos Querubins. Fez como se essas questõezinhas
não lhes dissessem respeito. Afinal, não era nenhuma
Torre de Babel, nenhuma Sodoma e Gomorra.
Continuou em sua soneca.  Afinal de contas, 
todo trabalhador tem que ter seu momento de descanso.
Evidentemente, também teríamos o nosso por sermos
filhos do nosso papai Abraão, ou seja, por sermos 
algumas das estrelas ou alguns dos grãos da areia do mar.
Mas, vamos combinar?  Vamos reservar o descanso para
o mágico Iavé e vamos dar continuidade (prometemos, um
pouquinho mais) a esta encantadora e elucidativa 
estória-lenda.  Combinados? Então, vamos em frente.
Versículo 30 -- Logo que Isaac acabou de abençoar Jacó e 
e este saiu de junto de seu pai, o irmão ESAÚ voltava da
caça.
Versículo 31 -- Ele também preparou preparou um prato 
e o levou ao seu pai.  E lhe disse: "Que meu pai se levante
e coma da caça de seu filho, e depois me abençoe".
Versículo 32 -- Se pai Isaac lhe perguntou: "Quem é você?"
Ele respondeu: "Sou ESAÚseu filho primogênito!"
Versículo 33 -- Então Isaac estremeceu emocionado, 
e disse: "Então quem foi que veio e me trouxe a caça?
Eu a comi antes que você chegasse e o abençoei, e
abençoado ele ficará". 
Versículo 34 -- Quando ESAÚ ouviu as palavras de seu pai,
deu um forte grito e, cheio de amargura, disse ao pai:
"Abençoe-me também, meu pai".
Versículo 35 -- Mas Isaac respondeu: "Seu irmão veio com
astúcia e tomou a bençao que cabia a você".
Versículo 36 -- ESAÚ disse: "Com razão ele de chama Jacó:
é a segunda vez que ele me engana! Tirou o meu direito 
de primogenitura e agora roubou minha bênção".
E acrescentou: "O senhor não reservou nenhuma benção 
para mim?"
Versículo 37 -- Isaac respondeu a ESAÚ: "Eu tornei Jacó
senhor de você, dei-lhe todos os seus irmãos como servos
e lhe garanti trigo e vinho.  Que posso fazer por você
agora, meu filho?"
Versículo 38 -- ESAÚ disse ao pai: "O senhor tem só uma
benção, meu pai?"  Isaac ficou em silêncio e ESAÚ chorou
em voz alta.
Versículo 39 -- Isaac então lhe disse: "A sua morada será
longe da terra fértil e sem o orvalho que desce do céu.
Versículo 40 -- Você viverá da sua espada e servirá a seu
irmão.  Mas quando você se revoltar, sacudirá o jugo do
seu pescoço".
Versículo 41 -- ESAÚ começou a odiar Jacó, por causa da
benção que seu pai havia dado a ele. E dizia a si mesmo:
"Quando chegar o luto por meu pai, vou matar meu irmão
Jacó".
Versículo 42 -- Contaram a Rebeca o que o filho mais velho,
ESAÚ andava dizendo.  Então ela mandou chamar Jacó,
o filho mais novo e lhe disse: "Seu irmão quer matar você
para vingar-se.
Versículo 43 -- Portanto, meu filho, ouça bem: " fuja para
Harã, junto de meu irmão Labão.

Versículo 44 -- Fique com ele algum tempo, até que passe
a raiva do seu irmão,
Versículo 45 -- até que a cólera do seu irmão se desvie de
você e ele esqueça o que você lhe fez. Depois eu mandarei
buscar você. Não quero perder os meus dois filhos num
só dia.

Pronto.  Fim do capítulo 27. 
E também, fim desta longa postagem.  Mas antes que 
iniciemos uma nova, gostaríamos de perguntar aos nossos
leitores:
Vocês já viram, ou se defrontaram com uma mãe mais
bandida do que esta tal de Rebeca?
Primeiro sacaneia o coitado do ESAÚ, com aquela 
invenção, por sinal, criativa dos 2 cabritos, etc e tal.
Depois, faz fugir o seu preferido Jacó para as terras 
do seu irmão, tio de ambos, um tal de Labão.
Mas essa merda toda não acaba assim.  O seu fedor vai
longe, muto longe. Desde ludibriagens, sacanagens,
e ultra bigamias.

DIVERTIDA FESTA CONTINUA NA PRÓXIMA 
POSTAGEM. 

3 comentários:

  1. I'm delighted. Without a doubt this is the most amazing blog ever created and developed.
    Congratulations on posting BIBLE´ revisivions.
    You are so clever.
    What else to say? CONTINUE.

    Mark Selwiden - Brishane - Australia

    ResponderExcluir
  2. No se desanime.
    Estamos con ustedes.
    Ana y Paolo - Ciudad de México - México.

    ResponderExcluir
  3. No meu pobre pensar, as mães daquele tempo eram umas enormes filhas-de-uma-puta. Ordinárias, interesseiras, servis a um mais do que DOIDO pseudo-criador. Aquela tal de Rebeca é prova crucial disso.
    Vá ser ordinária no puto PAI que a criou, ou seja o tal de Jeová, ou Javé, ou Iavé, ou merda de nome que lhes tenham dado.

    Mirian Josefa Moreira - São Luiz - MA


    ResponderExcluir