quarta-feira, 27 de maio de 2015

A LENDA DE JOSUÉ.
UM ASSASSINO SÁDICO
E LADRÃO DE TERRAS.
== 9ª. Parte e Última Parte ==
SALDO DA
DIVINA” INSÂNIA:
TRINTA e UMA
CIDADES ARRASADAS.
    E assim foi.  A jornada genocida para a sedimentação da Canaã e seu manancial de leite e mel nem por uma fração ínfima de tempo esteve desnorteada, seja por Josué, seja pelo seu  mistagogo  Iavé.  A marcha seguia, sempre.  Se ora ia para o sul, ou se ora ia para o norte, ou para o oeste, ou para o leste, ou se destinava às árduas montanhas umas vezes,  outras vezes se empertigava em planícies amenas,  pouco importava.  Ela seguia destruindo, saqueando, matando, incendiando.  Sempre.



    Embora a geografia e a tipografia, como o próprio Josué reconhecia,  não fossem sua responsabilidade profissional,  também não o eram do Mágico Iavé.  Se nos detivermos um pouco para  pensar, poderemos logo concluir que este mister caberia mais ao senhor de Israel, e a ele se encaixaria como uma luva,  pois sabe-se que foi o mesmo quem houvera feito, há muitos anos atrás, a terra com todos os seus acidentes: montes, desertos, rios,  mares, ainda que desses fossem conhecidos somente uns poucos como o monte Sinai e um outro de nome Nebo, 

o mar Vermelho, 
o deserto de Sin e um outro de nome Sur, 
o rio Jordão, por exemplo.

Dessa forma, bem que ele poderia ter prestado uma ajuda ao servil comandante de seus exércitos e não deixá-lo como uma barata tonta, indo daqui para ali e dali para acolá, à mercê de ficar se questionando  sempre onde tal ou qual cidade se encontrava, se estaria perdido em suas andanças ou não.
Entretanto, apesar desses entraves, à primeira vista um tanto estressantes,  o empreendimento bélico de Josué e seus comandados  pode ser considerado como um sucesso.  E claro está que não iremos jamais deixar de mencionar aqui, e com destaque retumbante,  o  providencial  auxílio do Mágico Iavé, seja logístico,  quando ordenava que os homens de Josué entrassem pela retaguarda ou fingissem um recuo tático, e  coisas que tais.  
Também  justiça lhe seja dada pelo apoio incentivador  ao dizer enfaticamente  “Vamos lá!  Não tema, não se acovarde.  Eu estarei  sempre à sua frente! Eu lhe darei em suas mãos esse rei aqui, aquele ali, o outro acolá  junto com todos os seus povos, suas cidades suas terras.  Levante-se, homem, e leve com você todos seus valentes guerreiros!” 
Além do uso dessa psicologia barata,  sempre muito  eficaz quando aplicada na lida com boçais,  houve uma ajuda real, pois que física.  E a essa Josué devia render ao seu senhor uma gratidão imensurável.  Pois sabemos bem que não é todo soberano que desce do seu pedestal, trono, ou seja lá o que for, para se por a ajudar seus súditos.  E em corroboração a este fato, lembremos a nobre atitude do rei dos israelitas ao se por a arremessar inúmeras pedras grandes sobre os exércitos dos cinco reis inimigos, 
matando mais gente por causa da chuva de pedras do que pela espada dos israelitas”,
como registrou para a posteridade o versículo 11 do jactante capítulo 10, aquele mesmo que fala da PARALISAÇÃO DO SOL.
(Quanto a este detalhe da intimidade de Josué com o sol foi um fato tão deslumbrante que  ainda hoje causa umas certas interrogações aos cientistas astrônomos).
Não vamos mais nos alongar nesses aspectos divinais do Mágico Iavé, os quais foram bem explorados em nossa  postagem imediatamente anterior a esta agora.
      Depois de um certo repouso (ou melhor dizendo: um certo pequeno repouso), Josué seguiu para o gran finale com seu  INCRÍVEL  exército de insanos.  Sob um embevecido olhar do senhor Mágico Iavé, a libidinosa  Canaã seria finalmente  possuída  e dela, no clímax de seu gozo,  jorrariam em abundância  leite e mel para o pasto dos filhos de Israel.  Mas, no entanto, sabiam todos que jamais poderiam se desvencilhar da CROSTA INFECTA  DO

DERRAMADO.
E encerrando o Capítulo 11 do famigerado  livro  assim reza o versículo 
23:
-- Josué se apoderou de toda a terra, como Iavé tinha prometido a Moisés.  E Josué entregou a terra como herança aos israelitas, repartindo-a em lotes, segundo as tribos.
E a terra ficou em paz, sem guerra.
No entanto,  antes da dissertação da partilha da terra entre as 12 tribos de Israel os escribas em texto não menos enfadonho arrolam com repugnante jactância o nome dos 31 reis que o sádico sanguinário Josué exterminou, saqueando e incendiando suas cidades-reinos,
 e “passando a população a fio de espada, consagrando a Iavé o extermínio de todas as pessoas que nelas viviam. Não ficou nenhum sobrevivente. Todos os reis foram mortos procedendo-se como ocorrera com os cinco reis amorreus: pendurados em árvores até o entardecer”.

OS 31 REIS TRUCIDADOS nas
INVASÕES CRUENTAS de  
JOSUÉ.
Do versículo 7 até o versículo 24  pertencentes ao Capítulo 12 são arrolados um a um os 31 reinados que sofreram a sanha destruidora dos israelitas sob a égide sanguinolenta do seu SENHOR -- o Mágico Iavé.  A saber, pela ordem dos "divinos" massacres:
Versículo   7 -- E estes são os reis da terra aos quais Josué e os filhos de Israel feriram daquém do Jordão, para o ocidente, desde Baal-Gade, no vale do Líbano, até o monte Calvo, que sobe a Seir; e Josué a deu às tribos de Israel em possessão, segundo as suas divisões,
Versículo   8 -- o que havia nas montanhas, e nas planícies, e nas campinas, e nas descidas das águas, e no deserto, e para o sul, entre os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus:
Versículo   9 --  o rei de JERICÓ, um; o rei de HAI, outro;                   
Versículo 10 --  o rei de JERUSALÉM, um; o rei de HEBROM, outro; 
Versículo 11 --  o rei de JARMUSE, um; o rei de LAQUIS, outro;
Versículo 12 --  o rei de EGLON, um: o rei de GEZER, outro;
Versículo 13 --  o rei de DEBIR, um; o rei de GÉDER, outro;
Versículo 14 --  o rei de HORMA, um; o rei de ARADE, outro; 
Versículo 15 --  o rei de LIBNA, um; o rei de ADULÃO, outro;
Versículo 16 --  o rei de MAQUEDÁ, um; o rei de BETEL, outro;
Versículo 17 --  o rei de TAPUA, um; o rei de HÉFER, outro;
Versículo 18 --  o rei de AFECA, um; o rei de LAZAROM, outro;
Versículo 19 --  o rei de MADON, um; o rei de HAZOR, outro;
Versículo 20 --  o rei de SINROM-MEROM, um; o rei ACASAF, outro;
Versículo 21 --  o rei de TAANAQUE, um; o rei de MEGIDO, outro;
Versículo 22 --  o rei de QUEDES, um; o rei de JOCNEÃO, outro;
Versículo 23 --  o rei de NAFAT-DOR, um; o rei de GILGAL, outro;
Versículo 24 --  o rei de TIRZA, outro; trinta e um reis ao todo.
Caro Leitor, esses foram os tais que tiveram a infelicidade de possuírem suas cidades-reinos na trilha que o senhor de Israel  traçou para levar seus amados filhos à terra prometida. 

  Foi só depois dessa festança sanguinária, que veio a ocorrer a ressaca dos aguerridos israelitas.  Sendo fiel ao que postula a abertura do Capítulo 23  em seu Versículo 1 -- Sucedeu que,  muitos dias depois que o Senhor dera repouso a Israel de todos os seus inimigos em redor, e Josué já fosse velho e entrado em dias,
Versículo 2 – chamou Josué todo o Israel, os anciãos, os chefes de família, os juízes e os oficiais, e lhes disse: “Eu já estou velho, em idade avançada.
Versículo 3 – Vocês viram tudo o que Iavé seu Deus fez em favor de vocês contra essas nações. Foi Iavé seu Deus quem lutou por vocês.

Versículo 4 – Vejam: através de sorteio eu reparti para vocês, como propridade para as suas tribos. Todas essas nações que ainda restam, juntamente com aquelas que destruí, desde o rio Jordão até o grande Mar, ao ocidente.
Versículo 5 – O próprio Iavé seu Deus expulsará essas nações diante de vocês. Ele mesmo as desalojará, para que vocês tomem posse de suas terras, como lhes prometeu Iavé seu Deus.
E SEGUE por aí a fora.  Ao encerrar a verborreia, Josué  não decepciona seu auditório ao deixar claro a sua fidelíssima IMAGEM e SEMELHANÇA do seu senhor,  espumando sua virulenta IRA. 
Vamos apreciar o enfado da asneirada que fecha o Capítulo 23.
Versículo 13 -- “Se vocês não seguirem o que está escrito no Livro de Moisés,  Iavé seu Deus não expulsará mais essas nações de diante de vocês,
Versículo 14 ­-- e elas serão laço e armadilha para vocês, chicote em suas costas, espinho em seus olhos, até que vocês desapareçam completamente.
Versículo 15 --“Iavé realizará contra vocês todas as maldições dele, sté eliminar totalmente vocês.
Versículo 16 --“A ira de Iavé se acenderão contra vocês e rapidamente vocês desaparecerão.”

O final do livro é ameno, um tanto açucarado, como quem pede desculpas por tanta bandalheira, tanto assassinato ao fio de espada de inocentes, crianças, velhos,  mulheres (exceto as virgens destinadas como sempre à soldadesca), por tanta roubalheira, por tantas cidades incendiadas, por tantos governantes torturados, mortos por empalhamento e enforcamento.
Tudo leva a crer que os escribas,  já cansadas as mãos artríticas e enfadados os corpos pelo longo cativeiro na Babilônia, mandaram às favas o rigor de seus pegajosos fanatismo.  Senão, vejamos.
Versículo 29 – Algum tempo depois morreu Josué, filho de Num, servo de Iavé, com CENTO E DEZ anos.
Versículo 30 -- Foi enterrado no território que recebeu como herança em Tamant-Sare, que está na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte de Gaás.
Versículo 31 – Israel serviu a Iavé enquanto viveu Josué e enquanto viveram depois de Josué todos os anciãos que tinham conhecido todas as obras que Iavé tinha realizado em favor de Israel.

Caro Leitor, com o sumiço de Josué chegamos ao fim das postagens sobre ele. Foram 9, ao todo.  Um pouco menos que os reinos que ele fez desaparecer do mapa daquelas terras.
Em nossa próxima postagem assentada no livro Juízes, vamos nos defrontar com espiões, sabotagens, traições, assassinatos, novas conquistas agora com um tal de Judá à frente dos impolutos guerreiros israelitas. E, claro, com o Mágico Iavé destilando seu ÓDIO impregnado como sempre de muito visgo sanguinolento.

11 comentários:

  1. UFA!!!!!!!!
    VOCÊS AGORA FIZERAM UMA POSTAGEM DE TIRAR O FÔLEGO!!!
    AS ANTERIORES SÃO EXTRAORDINÁRIAS, TODAS.
    MAS ESTA AQUI AGORA, ESTA QUE ENCERRA AS "FAÇANHAS" SANGUINÁRIAS DE JOSUÉ, EXATAMENTE ESTA É
    F A N T Á S T I C A!!!
    PARABÉNS, MULTIPLICADAS POR INFINITAS VEZES.
    Nelson Pacheco / Bauru / SP

    ResponderExcluir
  2. Lindo trabalho de pesquisa.
    Um Blog inteligente. Um humor ácido e necessário.
    FORMIDÁVEL.
    José Antonio Castelanni - Florianópolis, SC

    ResponderExcluir
  3. Wonderful blog. Intelligent texts with a dose of acid humor.
    Beautiful and elegant photos.
    Congratulations
    Greeting fromTampere..

    Anne Litmanen - Tampere / Finland

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Nelson Pacheco, de Bauro/SP.
    A postagem é de TIRAR O FÔLEGO. Claro que TODAS as anteriores são EXTRAORDINÁRIAS. Mas a atual, é estupenda!!! Talvez por encerrar a caminhada regada a sangue de j\osué. Não sabemos se esse foi o motivo da ESPETACULAR postagem. De qualquer forma, PARABÉNS!!!
    Vamos em frente. Não esmoreçam, nunca.

    Mirian Goldestein - Joinville - SC

    ResponderExcluir
  5. VOCÊS ESTÃO COMETENDO BLASFÊMIAS. ESTÃO DENEGRINDO O LIVRO SAGRADO QUE É A BÍBLIA. A PALAVRA DE DEUS.
    POR ISSO VOCÊS ESTÃO NO INFERNO.
    ALELUIA!!!
    Rafael Castro Jr. - São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  6. É uma pena que pessoas tão inteligentes não busquem o conforto de Jesus. Antes, sob o domínio de Satanás, procuram achincalhar a Bíblia Sagrada.
    Estão irremediavelmente condenados a sofrerem as penas do inferno.

    Pastor José de Mello Ferreira - Fortaleza, CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Inferno existe? Quer dizer que vocês cristãos obedecem pq tem medo de ir para o Inferno. Quer dizer que o seu deus consegue a obediência através do medo, ou talvez pq os fiéis são interesseiros, só obedecem pq vão ter bênçãos ou recompensas quando estiverem no céu. Infelizmente a maioria das pessoas ainda acreditam nessas baboseiras religiosas, acham que um ser imaginário criou o universo e que ele pode castigar todos que não concordam com as retrógradas crenças religiosas

      Excluir
  7. You make a very smart blog with an acid humor, and breathtaking images.
    Congratulations.

    Elyenna Kantor - Prague - Czech Republic

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o Pastor José. Este blog tem parte com satanás. Herejes e pecadores. O inferno espera por voces.

    Maria do Rosário Leme / Fortaleza / Ceará

    ResponderExcluir
  9. Sinto muito por você ser tão ingnorante com as a Palavra de Deus. Mas, percebe-se que você não é ateu, apenas não tem capacidade para entender e aceitar a vontade de Deus. Se tivesse na frente de Josué, só sinto, seria exterminado também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Caríssimo Ronaldo Araújo,
      não creio que questionar o que Você chama de "Palavra de Deus", venha caracterizar minha ignorância nela.
      Em primeiro lugar, não nos poríamos a criar e alimentar um blog (ainda que o mesmo padeça de "criatividade artística", chamemos assim!). Em segundo lugar, o conhecimento - e domínio - do livro denominado "Bíblia", é, no mínimo, uma condição de quem cursou, diplomou-se, e doutorou-se em Teologia pela Universidade Metodista. Aliás, não em Bíblia, senão nos demais chamados "livros sagrados". Aqui, abrimos um ligeiro parêntese para citar alguns que, acreditamos, você os conheça tão bem quanto diz conhecer a Bíblia, ou tenha, no mínimo, ouvido falar; embora melhor seria lê-los para poder afirmar que nós~, como você afirma em seu gentil e-mail, "não temos capacidade para entender e aceitar a vontade de Deus". Vamos lá aos demais livros que apregoam "a vontade Deus"?
      Entre tantos e tantos:
      Começemos pelo Judaísmo:
      Torá, Tanakh, Talmud, Mitzvá, Cabala

      Islamismo; Alcorão, ou Corão, o mais conhecido e estudado, depois ainda temos, Hadid, e Suna

      Hinduísmo: Mahabarata, Bhagavad Gita e Vedas

      Taoísmo: Tao Te-Ching

      Zoroastrismo: Avesta

      Creio que apresentamos alguns "livros sagrados", além da Bíblia do cristianismo (catolicismo, protestantismo ― e suas inúmeras variáveis: luteranos, calvinistas, anglicanos, puritanos, batistas, metodistas, adventistas, pentecostais, deuteropentecostais, neopentecostais)



      Não estamos certo que os conheça todos os "livros sagrados" que arrolei (ou, pelo menos, alguns). Tampouco não sei em que quadro do cristianismo você se encontra.

      Não importa, para que você tenha se sensibilizado com nosso modesto Blog, temos certeza que você é uma pessoa inteligente.



      Por último, uma sugestão: não se prenda a nossa postagem sobre o Josué. Há outras (muitas!). Leia-as, se assim o desejar. Oxalá, possamos voltar a conversar.

      Desde já lhe agradecemos a gentileza de nos escrever. E nos tolerar por esse longuíssimo e-mail.

      Abraços!

      Excluir