domingo, 24 de maio de 2015

A LENDA DE JOSUÉ.
UM ASSASSINO SÁDICO
E LADRÃO DE TERRAS.

== 
8ª. Parte ==

A OBSESSÃO DO
SENHOR DE ISRAEL:
UMA CANAÃ RICA EM LEITE, MEL... E
    São inúmeras são as sentenças proferidas pelo senhor, também conhecido como deusiavé, israel, adonai, eloai, iavé jiré, eloin, iavé nissi, iavé rafá, e outros mais -- sentenças sobre a terra de Canaã onde correm, em abundância, o leite e o mel, sentenças condenatórias às dezenas e mais dezenas de cidades interpostas à terra prometida, ao seu sul, ao seu leste, ao seu oeste, sediadas ou em montes, ou em planícies, fortificadas ou não, possuidoras de poderosos exércitos ou de inermes pastores ou artesãos. São inúmeras as sentenças sobre suas destruições, saques, incêndios,mortandades a fio de espadas, SANGUE, SANGUE e mais SANGUE.
   A primeira a cair foi Jericó, graças à ajuda providencial da prostituta Raab e dos sons agudos e graves das sete trombetas e dos gritos histéricos dos sacerdotes que fizeram ruir as muralhas da cidade como se fossem feitas de papelão ou coisa que lhe valha. O senhor, sem dó e sem piedade, ordenou que a população de homens, mulheres, idosos e crianças fossem mortas a fio de espada, claro, exceto a tal de Raab e seus familiares em uma demonstração da misericórdia e justiça de Iavé, o Mágico; todo o tesouro foi saqueado junto aos bois, depois transformaram em tições e cinzas a cidade, e enforcaram o rei.
     Depois foi a vez de Hai.  Desta feita, parece que Josué aparentava o certo tremor (na certa, estava  mesmo extasiado por ter liquidado  Acã, e seus animais e sua família, por apedrejamento seguido da torrefação de seus corpos ainda com um pouquinho de vida).  Josué estava meio estranho, pois o senhor de lhe “Não tenha medo e não se acovarde.  Levante-se e suba a Hai, leve com você todos os guerreiros. Veja! Eu estou entregando em suas mãos o rei de Hai, junto com o povo, a cidade e as terras dele.  Faça com Hai e o seu rei com você fez com Jericó e o seu rei.” (Essa atitude genocida do senhor, seguida pelo sadismo na ação criminosa de Josué, consta tal e qual nos versículos 1a 29 que “adornam” o capítulo 8 do livro-- É só conferir. 

     E em seguida, para não perder-se o costume vem a saga dos gabaonitas, aqueles que se transvestiram de maltrapilhos famintos e, como tal, engabelaram Josué, os anciãos, os 45 mil e tantos guerreiros e todo o povo israelita. Mas, como toda reação é precedida de uma ação, esta foi efetuada exatamente pelo Mágico Iavé objetivando provocar a união dos cinco reis amorreus adversários dos gabaonitas, gerando os ataques às cinco cidades-reinos, com as clássicas matanças das populações, os magníficos saques, os incêndios. Assim caíram as cidades de Jerusalém, Hebron, Jarmut, Laquis e Eglon.
     Esse foi o tema da nossa última postagem, o nosso Caro Leitor deve se recordar principalmente do maior prodígio de todos os tempos, aquele em o senhor Mágico Iavé fez parar o sol em obediência à  Josué parar o sol.

Entretanto, faltou-nos informar o paradeiro dos cinco reis, não é verdade?  Pois muito bem!  Vamos corrigir nossa falha, então.
     Vamos recorrer às páginas do livro precisamente ao capítulo 10 e seus versículos 16 até o 27. Desta feita, porém, não vamos cacetear o nosso Leitor transcrevendo versículo por versículo. Simplesmente vamos dizer que Josué, após o seu retorno ao acampamento de Guilgal, foi informado que os cinco reis fugiram e estavam escondidos em uma caverna de Maceda. Josué ordenou que rolassem pedras gigantes na  boca da caverna e botou ali uns guardas de plantão. Depois determinou a uns tantos guerreiros: “Vocês não parem: persigam os inimigos, cortem a retaguarda e não os deixem entrar nas cidades deles, pois Iavé, o deus de vocês, os entregou em suas mãos”.
    Após derrotar a todos, Josué retornou com seus guerreiros a Maceda. Foi aí que ele, lembrando-se dos cinco reis presos na caverna, disse: “Abram a caverna, tirem de lá os cinco reis, deitem-nos no chão e depois coloquem seus pés sobre o pescoço de cada um deles.  Com isso Josué matou os reis e mandou suspendê-los em cinco árvores e os deixou assim até ao entardecer.

    Diz assim o versículo 27: Ao pôr-do-sol, Josué mandou que fossem tirados das árvores e jogados na caverna onde haviam se escondido. Colocou pedras grandes à entrada da caverna, as quais permanecem aí até o dia de hoje.
Versículo 28 Nesse mesmo dia, Josué tomou Maceda, passou os habitantes ao fio da espada, consagrando à iavé a morte do rei e todas as pessoas que lá se encontravam.  Não deixou nenhum sobrevivente e tratou o rei de Maceda como havia tratado o rei de Jericó.

     Por enquanto, basta.  Voltaremos com uma nova postagem sobre o Josué.   Nela o "ferrenho" comandante israelita, sempre com a providencial ajuda do Mágico Iavé, irá chegar ao climax de sua alucinada trajetória.  Conquistará, roubará, dizimará a população, e incendiará umas trinta e oito cidades-reinos, antes de pendurar as sandálias.
     Até lá, Caro Leitor.


8 comentários:

  1. UMA DAS COISAS MAIS MARAVILHOSAS QUE JÁ VI NA NET.
    É, SEM DÚVIDA, UM BLOG INTELIGENTE.
    UM HUMOR PALPITANTE, COROADO COM IMAGENS DE TIRAR O FÔLEGO
    FICO AQUI ME PERGUNTANDO: COMO PODEM EXISTIR PESSOAS QUE AINDA CREEM EM ALGO COMO A BÍBLIA.

    Osias Alencar = Salvador, BA

    ResponderExcluir
  2. Great. IT IS A WONDERFUL BLOG.
    I HOPE YOU CONTINUE, OK?
    Emma Mertjon ~~ Auckland ] New Zealand

    ResponderExcluir
  3. Essa gente pecadora desse blog deveria se arrepender das blasfemia que estão praticando.
    O inferno é o lugar reservado para voces.
    Aleluia!!!
    Paulo Barbosa - Campinas, São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. O que se pode dizer de um blog tão EXTRAORDINÁRIO?
    Com inteligência a transbordar, humor refinado, e enriquecimento histórico, esse NOSSO Blog justifica a importância da Net quando ela se volta para o crescimento dos seus usuários.
    Recebam meus cumprimentos.
    É tudo que poderia dizer.
    Abraços de São Luis.
    Antonio Carlos Mendes - São Luis do Maranhão

    ResponderExcluir
  5. Manda a boa educação que respeitemos sempre o parecer do próximo ainda que venha a CHOCAR com o nosso. Entretanto, existem pessoas que abusam desse confronto. Neste caso, o CHOQUE é dilacerante !!! E está sempre amarrado ao fanatismo seja político, social ou religioso. Essa praga pegajosa obnubila a mente e cega a razão lógica.
    É o caso do Paulo Barbosa aqui desta nossa bela e querida Campinas. O comentário dele exposto acima é de uma insensatez patológica, característica própria dos FANÁTICOS.
    Fazer o quê? Sentir pena? Desprezar?

    Maristela Pellegrine / Campinas, SP

    ResponderExcluir
  6. Magnífico Blog.
    Uma maneira inteligente de analisar os textos bíblicos.
    LUCIA ANDRADE - São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  7. Belíssima postagem.
    Uma DETONAÇÃO no fanatismo dos desajustados.
    Parabéns, amigos!

    Antônio Celso Barreto
    Brasília - DF

    ResponderExcluir
  8. Uma maneira interessante de comentar sobre a bíblia, super clara e inteligente ... Ops ... O cara não prova que a biblia mente ou algo o tipo, não me prova ao contrário, pois tudo que esta no livro de Josué dizendo "Se encontra la ate hoje" AINDA ESTÁ LÁ... E esse blog que deve ter aqueles questionamentos ateus SUPER interessante "Seu Deus existe porque ele não aparece ? Ou Se ele é Deus porque nos deixa sofrer ou Se ele é bom porque não ajuda seus filhos ?" Continua na mesma asneira e insignificância de sempre, falando e não me provando nada .... Tem que parar de ver History e seus alienígenas do passado e passar a pesquisar um pouco mais 😉

    ResponderExcluir